Associação Equoterapia, ganha obras de ampliação

13 de agosto de 2019

Por:


Expansão do espaço, situado em Santos (SP), visa aumentar o número de pacientes recebidos


Compartilhe:

Diagnosticada com mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral, Maria Clara da Silva, de 12 anos, participa de sessões de equoterapia em Santos/SP.

Antes, quase não conseguia ficar em pé, já que a doença dificulta o equilíbrio. Posteriormente, com o tratamento, ganhou autoestima, recuperou a percepção de espaço e bastante da coordenação motora.

Tudo isso graças ao tratamento oferecido pela Associação Equoterapia, que na última sexta-feira (9), Dia Nacional da Equoterapia, inaugurou obras de ampliação do espaço, no Jabaquara, permitindo receber um maior número de pacientes.

Custeados pela Terracom, os trabalhos duraram nove meses. A unidade, localizada na Avenida Francisco Manoel s/nº, recebeu obras de ampliação na cozinha, em ambientes administrativos, cocheiras e depósito.

O redondel (pista ao ar livre) foi reformado e agora há novas caixas d’água. A entidade ganhou mobiliário novo e, ao final, mais um galpão, coberto.

O projeto de reforma da associação foi doado pela engenheira da Prefeitura Larissa Cordeiro.

Atualmente, a Associação Equoterapia atende 75 crianças por meio de convênio com a Prefeitura santista.

Segundo a presidente, Graça Silva, com a ampliação do espaço, será possível aumentar em 50% a capacidade de atendimento.

“Vocês não imaginam a alegria de estarmos aqui. Agora, com esse novo galpão, crianças que estão lá fora poderão entrar”, comemora.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa também celebrou a finalização dos trabalhos e recordou-se de que seu pai, o ex-prefeito Paulo Gomes Barbosa, batalhou para a mudança das instalações da entidade, que ficava em São Vicente.

“É um trabalho mágico, com profissionais qualificados, mas com um diferencial: o amor dessas pessoas que estão aqui. Com o aumento do atendimento, vamos ampliar o convênio com a entidade”, garantiu.

O local, que contava com oito cavalos para as sessões, ganhou dois animais doados pela Terracom: Ping-pong e Dino.

Parceria

A Associação Equoterapia é conveniada com a Prefeitura desde 2005 e oferece atendimento a crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, que tenham alguma deficiência ou necessidades especiais e que precisem de reabilitação.

Ao relacionar-se com os cavalos, montados ou não, os pacientes praticam atividades de estímulo ao equilíbrio e coordenação, postura do tronco e fortalecimento do tônus muscular.

A entidade é considerada pioneira na utilização do método na Baixada Santista e atende pacientes da Prefeitura anualmente.

São realizadas atividades de janeiro/fevereiro a dezembro, quando recebem alta. Tendo até 18 anos, eles podem se reinscrever na lista de espera.