Canil Municipal de Guarujá realiza mais de 2.600 castrações em 2019

26 de julho de 2019

Por:


Número do primeiro semestre representa aumento de 1300% comparado ao ano de 2017. Mutirões são realizados semanalmente


Compartilhe:

A Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal da Prefeitura de Guarujá, comemora a realização de 2.657 castrações no primeiro semestre de 2019.

O resultado significa um aumento de 1300%, em comparação ao ano de 2017.

A otimização do serviço vem crescendo desde 2018, quando a diretoria assumiu a administração do Canil Municipal São Lázaro.

Durante todo o ano de 2018, cerca de 2.680 animais foram castrados. Em contrapartida, foram 400 castrações realizadas em 2017.

A esterilização de animais é recomendada para assegurar qualidade de vida aos bichos, prevenindo por exemplo, doenças infecciosas e hereditárias.

Além disso, a medida é importante para o controle populacional de cães e gatos no Município.

Carlos Eduardo Vargas, diretor de Proteção e Bem Estar Animal, comentou que as ações para o controle populacional são consideradas prioritárias entre os serviços prestados pelo setor, pois atingem diretamente na redução do abandono de cães e gatos.

Agendamento

Semanalmente, são realizados mutirões de castração na unidade do Canil Municipal São Lázaro (Rua. Maria Lídia Rêgo Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha).

Os interessados devem se inscrever pessoalmente no local, tendo em mãos o documento oficial com foto, comprovante de residência e a carteira de vacinação anual do animal.

O horário é das 8h às 12h e das 14 às 17 horas.

A esterilização só poderá ser realizada em cachorros e felinos saudáveis, que tenham entre seis meses e seis anos de idade. Além disso, não podem estar no cio ou período gestacional.

No ato de inscrição, o responsável pelo animal receberá orientações de cuidados pré-operatórios que proporcionem mais conforto para os bichos.