Cubatão promove vacina e microchipagem

15 de agosto de 2019

Por:


Na divisa da área continental de Santos e Cubatão, iniciativa estimula posse responsável


Compartilhe:

Mais de 120 famílias que residem no núcleo Mantiqueira, na encosta da Serra de Piaçaguera, têm um encontro marcado com os agentes da Saúde e do Meio Ambiente na próxima semana.

De 20 (terça) a 23 (sexta), haverá uma ação social voltada a estimular a posse responsável de cães e gatos de estimação. O horário marcado é das 9h às 11h.

Com a futura transferência dos moradores para conjuntos habitacionais, a Prefeitura pretende evitar o abandono dos pets no antigo núcleo.

Os agentes orientarão as famílias, indo de casa em casa. Além disso, promoverão a vacinação dos cães e gatos, que também receberão microchips.

Com o tamanho de um grão de arroz, o dispositivo com os dados do animal e do proprietário será implantado sob a pele.

Atualmente, esse sistema é considerado o mais eficaz na identificação eletrônica dos bichos de estimação. Vale frisar que a cápsula conta ainda com um código exclusivo e inalterável.

A ação, desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Habitação de Cubatão (SP), integra o trabalho social realizado no núcleo desde 2017.

O núcleo Mantiqueira está situado na margem da pista Guarujá-Cubatão da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Dessa forma, fica na divisa da área continental de Santos e Cubatão.

O assentamento teve início na década de 1970 e recebeu o maior fluxo de moradores na década de 1990. De acordo com o último levantamento oficial realizado na área, a maior parte das famílias é procedente do Nordeste. Principalmente do estado de Pernambuco (42%).

Atualmente conta com mais de 400 moradores. O levantamento também constatou que 88% das famílias têm renda de menos de três salários mínimos (R$ 2.364,00).