Empresas pet apostam em produtos parecidos aos dos humanos
21 de agosto de 2019
Por: Da Redacao
Tags: feira pet , PET South America , produtos
Humanização dos animais de estimação e forte presença deles nos lares brasileiros aquece setor. Feira movimenta o mercado esta semana
Produto contra mau hálito, móvel personalizado, capa de chuva, jaqueta jeans… Soa familiar?
São itens presentes na casa de todos os brasileiros. No entanto, agora eles invadem também o cantinho dos pets.
Segundo o Instituto Pet Brasil, o país tem atualmente quase 140 milhões de pets. Isso significa mais de um animal de estimação para cada dois habitantes.
Eles conquistaram os lares brasileiros e são vistos por muita gente como parte da família. Dessa forma, surge a preocupação do mercado em criar produtos que permitam um cuidado personalizado para cada um.
Começou nesta quarta (21), a mais importante feira de negócios da América Latina dos segmentos pet e veterinário. Trata-se da PET South America, que reúne os principais players do setor para apresentar as inovações da área.
Tem snack vegano, shampoo com ingredientes naturais, cadeirinha para uso em carro e bike, colchão ortopédico… Tudo pensado para o bem-estar do animal. E, consequentemente, do dono, cada vez mais exigente quando o assunto é bicho de estimação.
Abaixo, alguns destaques da feira:
Cadeirinha para carro e bike

Produto visa passeio confortável e seguro para o pet e o tutor. Foto: Divulgação/Tubline
A Tubline, empresa que começou apostando em produtos para a segurança dos bebês antes de migrar para o mercado pet, ganhou destaque no setor ao investir em cadeirinhas para transportar os animais de estimação em carros e bikes.
Segundo Marcus Vinicius Sinhoreto, gerente de marketing da marca, elas proporcionam um passeio mais seguro para o dono e mais agradável para os bichinhos.
São modelos com dois tamanhos – que carregam até 15 quilos, dobráveis e fáceis de transportar.
“Hoje em dia as pessoas querem que os pets acompanhem sua programação e estejam presentes nas atividades cotidianas. Resultado disso é que as nossas vendas em Transpets (cadeirinhas para automóveis) registraram um crescimento de 10 a 15% nos últimos cinco anos. E, em Transbike, (para bicicletas), mais de 100%, estimuladas pela busca por melhor qualidade de vida e pelo incentivo das cidades por meios de locomoção mais ecológicos”, explica.
Além disso, ele também atribui esses números às campanhas para conscientizar a população da necessidade de se cumprir a lei.
É exigido que o animal esteja preso no banco traseiro do carro para impedir que atrapalhe o motorista.
Dessa forma, evitando acidentes. A infração gera pontos na carteira, além de multa.
Jornal higiênico lavável

Jornal lavável promete prolongar a utilização do produto. Foto: Instagram/Bartô
Para aqueles que não abrem mão quando o assunto é sustentabilidade e economia, existe o Diário Canino. Desenvolvido pela Bartô, que aparece em destaque com o maior jornal higiênico do mercado. O produto é capaz de ser lavado até 210 vezes, seja manualmente ou na máquina.
“Com duração média de seis meses a um ano, o tapete lavável é uma excelente opção pois gera utgattma economia anual de aproximadamente 80% quando se compara ao uso do descartável, além de produzir menos lixo diário, ajudando na preservação do meio ambiente”, afirma
Fernanda Jaquetto, diretora comercial da marca.
Com 70x100cm, o produto atende cães de médio e grande porte, com peso entre 20kg e 35kg, segundo a executiva.
O produto possui 3 camadas: uma impermeável e antiderrapante, outra absorvente e uma bacteriostática e minimizadora de odores, além de um sistema antivazamento para os machos. Tudo desenvolvido com uma tecnologia exclusiva para auxiliar no dia a dia com o pet.
Colchão ortopédico
Pensando no bem-estar do animal, a 4’Buddies criou um colchão ortopédico, a ser apresentado no evento.
O produto promete melhorar a qualidade do sono do pet e evitar dores comuns quando eles passam muito tempo deitados em colchões muito moles ou muito duros.
Além disso, é indicado aos animais que passaram por lesões ou procedimentos cirúrgicos. Segundo a empresa, é mais reto e firme, mais prático para o animal subir e a espuma ainda protege o pelo.
“Hoje em dia precisamos pensar em tudo quando falamos dos animais”, explica Zeila Ferro, diretora de Atendimento da 4’Buddies.
Ela conta que a ideia foi do filho adolescente. “Ele via o avô muito tempo deitado em colchões assim e pensou se não era o caso de fazer algo semelhante para pets”.
Petiscos vegetarianos

Petiscos colocam a alimentação vegetariana para pet como opção. Foto: Instagram/BF Foods
A BF Foods, companhia do Rio Grande do Sul, investiu em petiscos vegetarianos para cães em três versões: frutas, vegetais e care energy (de açaí).
Hoje, eles representam 30% das vendas da empresa. “Quem segue esse tipo de dieta, segue por uma filosofia de vida. Então quer dar ao seu pet a mesma opção de alimento”, avalia Claudio Maia, gestor comercial e de marketing da empresa.
Os petiscos são produzidos com farinhas naturais e proteína de soja. “Conseguimos manter o valor nutricional, mas com 0% de carne”, explica.
Além disso, a linha vegetariana é livre de corantes, ideal para cães com alergia ou restrições alimentares. No evento, a empresa lançará um osso 100% vegetal.
Produtos ecologicamente corretos

Sustentabilidade é pauta do mercado de cosméticos. Foto: Reprodução/Empório Pet
A linha de higiene e bem-estar da Empório Pet, que desde 2005 atua no mercado de embelezamento para animais, traz shampoos, condicionadores, máscaras e fragrâncias com produtos 100% naturais.
“As pessoas buscam esse estilo de vida mais saudável, estão substituindo produtos químicos por ingredientes naturais, não só na comida, mas em tudo o que consomem. E com os produtos de higiene dos pets, não é diferente”, explica a empreendedora.
A inspiração veio da flora brasileira: castanha do pará, capaíba, andiroboa, papaia, pitanga e cacau são alguns ativos usados na criação dos produtos da Empório Pet.
A empresa, que se diz pioneira no setor de cosméticos sustentáveis e ecologicamente corretos para pets, viu o boom deste mercado.
Segundo Angela, nos últimos 5 anos, a procura por produtos ecológicos para animais tem aumentando. Em 2014 e 2015, a empresa dobrou o faturamento.
Desde então, vem mantendo um crescimento constante na casa dos 10% ao ano, isso apesar da crise econômica no país.
“Com o aumento da demanda, agora trabalhamos para que esses produtos ecológicos para pet se tornem cada vez mais acessíveis”, conta a farmacêutica. Afinal, ao que parece, esse é um movimento sem volta.
Granulados higiênicos para cães
Ideal para os donos que querem acabar de uma vez por todas com o uso dos tapetes higiênicos e, dessa forma, poupar o meio ambiente com a economia de plástico, a CarePet lança no Brasil a primeira linha de granulados exclusiva para cachorros.
Um produto patenteado pela própria marca. A linha “Ecologicão” traz para o mercado pet uma opção ecológica para substituir os tapetes.
Capas de chuva e botinhas de silicone
Faça chuva ou faça sol, os cachorros estão bem protegidos com o lançamento da nova linha de produtos da Pratix.
As capas de chuva protegem os cães da água, mas, muito mais do que isso, deixam os cachorros estilosos e modernos.
Já nos dias de sol forte, as botinhas feitas de silicone protegem as patas dos animais do calor do solo sem perder a pompa. Tanto estilo e design diferenciado garantiram à empresa crescimento de 32% no último ano.
Móveis funcionais para gatos

Empresa apostou em produtos artesanais para os felinos. Foto: Divulgação/Gattedo
A Gattedo está entre as empresas que estreiam na PET South America este ano. Fundada em junho do ano passado, no Rio Grande do Sul, a marca aposta em uma área que, segundo as sócias, precisava de uma atenção especial do setor, focado nos cachorros: o lazer dos felinos.
A startup vende arranhadores, móveis funcionais e playgrounds para gatos. “Vendemos soluções que ajudam a aumentar a qualidade de vida dos gatos, mas também agregam estilo à decoração da casa dos donos”, garante.
“Somos favoráveis à criação indoor dos gatos nas grandes cidades porque sabemos que na rua eles estão sujeitos a doenças, roubo, atropelamento, etc. Mas defendemos que a casa seja ambientada para eles. Para os felinos, afiar as unhas, por exemplo, é relaxante. Então tudo é
desenvolvido para proporcionar isso a eles, um lugar para ficarem, que possam arranhar, brincar, se exercitar”, acrescenta a profissional.
A ideia deu tão certo que hoje ela trabalha apenas por encomenda e faz entregas para todo o Brasil. Além disso, ainda tem a expectativa
de triplicar o faturamento até o fim do ano.
Serviço
Data: 21 a 23 de agosto de 2019
Horário: PETSA 13h às 21h / PET VET 10h às 20h
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo, SP)