Guarujá adere a campanha que reforça adoção responsável

16 de dezembro de 2019

Por:


Ação visa combater o abandono de animais e maus-tratos


Compartilhe:

Neste mês, Guarujá também adere à Campanha Dezembro Verde, que visa promover a conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais.

Por isso, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aproveita o movimento para destacar a importância da adoção responsável de animais.

Para adotar um animal na Cidade é necessário assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a zelar pela saúde e bem-estar do pet.

“Um animal vive em média 15 anos e a grande maioria não lembra que será responsável por ele durante todo esse período, principalmente na velhice, que é quando mais necessitam de cuidado e amparo”, ressalta o diretor de Bem-Estar Animal.

Todos os adotados no Canil Municipal são vermifugados, castrados (ou saem com agendamento para o procedimeno) e vacinados com a primeira dose da vacina V10, para cães e V4, para gatos.

Além disso, os animais saem microchipados, técnica consiste na implantação de um chip que contém informações sobre saúde, raça e o dono.

“Antes de adotar é necessário analisar se a pessoa está preparada para cuidar do animalzinho. Além disso, conversar com toda a família sobre a decisão, pois são gastos com ração, vacinas e remédios entre outros”, acrescenta o diretor.

Crime

O abandono é um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.

Nele são considerados maus-tratos, entre outras práticas; abandonar; espancar; envenenar; não dar comida diariamente e manter preso em corrente, local sujo ou pequeno demais os animais domésticos.

Os interessados na adoção devem se dirigir ao Canil Municipal (Avenida Maria Lídia Rêgo Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha), ser maior de 18 anos, apresentar RG ou CPF e assinar o termo de responsabilidade.

Os menores de idade só poderão realizar a adoção com o acompanhamento de um responsável.

O canil funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Outras informações pelo telefone 3387-7197.