Guarujá (SP) reforça prevenção do câncer de mama em animais

11 de outubro de 2019

Por:


A castração é a principal forma de prevenção contra a doença. 400 vagas serão liberadas na próxima sexta-feira (18)


Compartilhe:

Como alternativa para evitar o câncer de mama em animais domésticos, a Prefeitura de Guarujá/SP abrirá 400 vagas para castração na próxima sexta (18).

O cadastro terá início às 8 horas. Os donos devem comparecer com RG e CPF originais, comprovante de residência e carteira de vacinação do pet.

Será no Canil Municipal (Avenida Profª Maria Lídia Rego Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha).

Apesar de inúmeras campanhas de prevenção ao câncer de mama durante o mês de outubro, muitas pessoas não sabem que seus companheiros animais, em especial as fêmeas, podem vir a desenvolver o tumor.

O câncer de mama é o segundo mais comum em cães. Além disso, é o mais comum em cadelas, sendo os gatos os terceiros da lista.

Incidência

No geral, aparece em animais acima de 10 anos castrados ou não. Apesar de ser um procedimento cirúrgico sem urgência, a castração é a maneira mais eficiente de prevenção, reduzindo em até 95% os riscos da doença.

O diretor de Bem-Estar Animal, ressaltou que os munícipes precisam compreender que existem mais benefícios do que prejuízos com o procedimento.

“A castração também previne outras doenças infecciosas e hereditárias, como o câncer de próstata, testículos, infecção uterina, prolapso vaginal e hormônios dependentes, além de ajudar no controle populacional de animais”.

Assim, podem ser castrados animais acima de 6 meses de idade. Para o cadastro, não é necessário levar o animal até o local.

Além disso, será permitido apenas um pet por munícipe. Entretanto, algumas raças não serão castradas, sendo elas: buldogue francês e inglês; lhasa apso; pinscher; shih tzu; yorkshire; pug; boxer; spitz alemão; e gato persa.