Iniciativa sensibiliza sobre o cuidado com os animais

5 de setembro de 2019

Por:


Projeto “Minha Escola Respeita os Animais” atende semanalmente alunos do 5º ano de escolas públicas de Santos (SP)


Compartilhe:

A tarde dos alunos 5ºs anos da escola municipal Mário de Almeida Alcântara, em Santos (SP), desta quarta-feira (4) foi diferente.

Os alunos receberam a equipe da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) para a palestra do projeto Minha Escola Respeita os Animais (Mera).

Iniciativa busca, sobretudo, conscientizar os jovens sobre o abandono animal.

Com o auxílio da vira lata Julie, de nove anos, que também estava na equipe de visita, os alunos ouviram e debateram também sobre alimentação animal, castração, vacinação e cuidados veterinários.

Além disso, foram apresentados aos serviços públicos prestados pela Codevida à população de Santos.

Segundo a chefe de projetos pedagógicos da Codevida, Luciana Simões, o objetivo do projeto é aproximar as crianças dos animais.

“Queremos mostrar de forma fácil que sentem tanto quanto a gente.”

 

projeto Mera

Julie é a mascote do programa, criado em agosto de 2018. Foto: Marcelo Martins/PMS

O projeto

O Mera foi criado inicialmente para os alunos dos 5° anos das escolas públicas. Posteriormente, eles serão multiplicadores das informações recebidas.

O objetivo é capacitar as crianças a detectar sinais de maus tratos nos cães e gatos através de demonstrações da senciência dos animais.

A apresentação gira em torno de 30 minutos e culmina com a distribuição de bonés aos participantes com a inscrição Fiscal da Vida Animal.

Os encontros são às quartas feiras. Já os horários variam de acordo com o horário escolhido pela escola: às 9h ou às 14h.

Entretanto, ainda não há agenda para a semana que vem. As inscrições são feitas por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).