Mini-tubarões nascem no Aquário de Santos

23 de janeiro de 2020

Por:


Filhotes são da espécie de tubarão-gato, pesam sete gramas e medem nove centímetros


Compartilhe:

O Aquário de Santos (SP) tem novos moradores. Nasceram neste final de semana dois dos quatro tubarões-gato cujos ovos estavam em um tanque-berçário.

Ambos têm nove centímetros, pesam sete gramas e passam bem.

É a primeira vez que a espécie se reproduz no parque, que tem outras experiências bem-sucedidas, como o nascimento do primeiro pinguim em cativeiro no Brasil, a Fraldinha, e seus filhotes.

No momento, explica o coordenador do Aquário Alex Ribeiro, a equipe está iniciando o processo de alimentação dos recém-nascidos.

Em cerca de 20 dias, se tudo correr dentro do que foi planejado, todos já estarão em exibição.

“Entre outros, oferecemos pedacinhos de camarões e peixes”, explica o biólogo, que ajudou a induzir o nascimento de um dos filhotes. Todo o procedimento foi filmado.

“Os ovos possuem um alimento, como uma gema. Quando percebemos que ele havia terminado, induzimos, com sucesso, o nascimento. É um procedimento já registrado na literatura científica”, explicou.

 

mini tubarões Aquário de Santos

Foto: Susan Hortas/PMS

Adaptação

O Aquário recebeu o casal de tubarões-gato em agosto do ano passado. Eles foram instalados em um tanque com 3 mil litros de água salgada.

Graças à boa adaptação, iniciaram a cópula e, em seguida, colocaram os ovos.

Aqueles que apresentaram embriões foram separados e passaram a receber acompanhamento constante por parte dos biólogos e veterinários.

Originários do sudeste asiático, os tubarões-gato alcançam cerca de 70 centímetros quando adultos.

A espécie recebe esse nome porque é um animal de hábitos noturnos, assim como os felinos, e tem uma membrana que protege os olhos.