Moradores de Praia Grande (SP) podem castrar pets

11 de setembro de 2019

Por:


Iniciativa do Projeto Bicharada é voltada para os munícipes atendidos na Usafa Tupiry


Compartilhe:

Os moradores de Praia Grande/SP atendidos pela Usafa (Unidade de Saúde da Família) Tupiry podem castrar gratuitamente seus cães e gatos.

Iniciativa faz parte do Projeto Bicharada, serviço da Sesap (Secretaria de Saúde Pública) de Praia Grande).

Para agendar o procedimento, basta levar o RG e o Cartão da Usafa.

A Umasa (Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal) está localizada na Rua Savério Fittipaldi, s/nº, Bairro Quietude. Fica ao lado da pista de skate e do Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues.

Projeto

A Umasa completou quatro anos com cerca de 10 mil animais castrados gratuitamente.

A iniciativa faz parte do Projeto Bicharada. Este, desenvolvido pela Divisão de Proteção à Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) Municipal.

A disponibilização gratuita das castrações tem papel decisivo na diminuição do número de animais de rua, bem como controle populacional de cães e gatos.

Faltas

Os munícipes que agendam castração na Umasa e não comparecem prejudicam o trabalho que é realizado na unidade.

São distribuídas 30 senhas diárias e aquele que marca a operação e acaba faltando sem o aviso prévio, tira a vaga de outros bichinhos que poderiam ser castrados.

Assim, estima-se que aproximadamente mais de 1,5 mil castrações foram desperdiçadas ao longo dos anos de atividades da unidade em razão de faltas.

Estrutura

Todos os espaços são adaptados para oferecer o máximo de conforto para os animais atendidos no pré e pós-cirúrgico, bem como os profissionais que atuam no local.

A Unidade Móvel é montada em três contêineres (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos.

A área total do equipamento é de cerca de 50 metros quadrados.