Os animais têm alma?

23 de abril de 2018

Tags:


O que a ciência diz sobre esse comportamento? Será mito?


Compartilhe:

Durante muito tempo esse assunto foi debatido entre as mais diferentes vertentes ideológicas. As religiões monoteístas acreditam que os bichinhos possuem alma sim. Dessa maneira, também pensam alguns dos grandes filósofos, como Aristóteles e Sócrates.

A alma dos animais é caracterizada por duas qualidades: a qualidade de raciocínio, que é obra do trabalho e da razão, e a qualidade de comandar o movimento.” (Aristóteles).

Mas e a ciência, o que ela diz?

A ciência, ao longo dos anos, vêm apresentando diversos indícios que apontam que os animais também têm consciência e sensibilidade.

Na obra o Espírito dos Animais, escrito por Luis Hu Rivas e publicado pela Editora Boa Nova, Manda Chuva e sua trupe também entram nesse debate, apesar da descrença do Guarda Belo:

– Fala sério. Acha que eu vou cair nessa? Os animais não têm alma!

Apesar de toda a desconfiança do guarda, Manda Chuva é incisivo na sua resposta: “Não têm você diz? Estou muito sentido… Acha que eu brincaria com um guarda da lei?”.

A aventura se instigante quando o Scooby-Doo e os detetives da Máquina do Mistério se juntam com os gatinhos mais famosos da TV para resolver mais um mistério. Desta vez, o caso é a alma de um gato gigante que aparece para assombrar o beco.

A intenção deste incrível e curioso título é ensinar os pequenos como são os espíritos dos animais.

“…sei que devemos cuidar dos animais, e que quem maltrata bichinhos é alguém que ainda não aprendeu a amar.”

“… além disso, somos seres fofos e inteligentes gatos, cães e todos os animais tem alma, e valem como melhores amigos.”

“Você sabe que tudo na natureza está unido? Desde os seres pequenos como você batatinha, até os gigantes, todos seguem à lei da evolução.”

A obra ainda traz desenhos para colorir, métodos para desenhar, labirinto e curiosidades especiais dos personagens.