Papagaio-verdadeiro é resgatado pela Guarda Ambiental de SV

14 de maio de 2020

Por:


Com penas das asas cortadas, ave foi encontrada nesta sexta-feira (08), no Jóquei Clube


Compartilhe:

A equipe da Guarda Ambiental de São Vicente, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), resgatou nesta sexta-feira (8) um papagaio-verdadeiro juvenil. Encontrada na Rua Anadir Dias de Carvalho, Jóquei Clube, a ave estava com as penas das asas cortadas, constando-se a sua criação em cativeiro.

De acordo com o munícipe que fez o chamado, o animal caiu em seu quintal. O papagaio será encaminhado ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, onde passará por avaliação clínica e reabilitação.

Espécie

O papagaio-verdadeiro mede entre 35 e 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 400 gramas. Costuma viver em florestas úmidas, savanas, florestas de galeria e áreas arborizadas. Geralmente, são avistados em bando ou em casal, o que causa curiosidade em quem vê, já que voam tão juntos que parecem uma grande ave de quatro asas.

Essa espécie é conhecida por emitir um som característico e por ter facilidade para vocalizar palavras ditas por humanos. Por isso, existe uma ampla procura para a criação. Apesar de dóceis, não são aves domésticas. A captura e a comercialização são ilegais e considerados crimes ambientais.

A Semam ressalta que caso seja avistado qualquer animal silvestre em situação de risco, a pessoa deve entrar em contato com o Pelotão Ambiental, pelos telefones (13) 3569-2213 ou 153.