Pelotão Ambiental de São Vicente resgata tartaruga marinha

3 de fevereiro de 2020

Por:


Réptil estava com ferimentos na cabeça, dificuldade de flutuação e de locomoção


Compartilhe:

A equipe do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente/SP resgatou, na última terça-feira (28), uma tartaruga verde que corria o risco de morrer afogada na Baía de São Vicente, devido a ferimentos na cabeça.

O réptil marinho estava próximo à Avenida Tupiniquins (Japuí) e apresentava dificuldade de flutuação e de locomoção no mar.

Acionada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), a equipe da GCM conseguiu retirá-la da água. A ação teve auxílio de trabalhadores de uma marina em construção na região.

O animal foi encaminhado ao Instituto GREMAR para tratar o ferimento e, assim que reabilitado, será devolvido ao seu habitat.

 

tartaruga verde resgate

Animal estava ferido. No entanto, a equipe foi eficiente no resgate. Foto: Divulgação

 

O supervisor Lima, do Pelotão Ambiental, acredita que o ferimento pode ter sido causado por alguma embarcação.

“Condutores de barcos e motos náuticas devem respeitar o limite de velocidade na Baía de São Vicente e nas proximidades dos costões rochosos, onde tartarugas e outros animais marinhos se alimentam, ajudando assim a preservar nossa fauna marinha”.

Pessoas que localizarem animais silvestres ou marinhos em situação de risco podem entrar em contato com a Semam, pelo telefone (13) 3569-2274; Guarda Civil Municipal, pelo número 153; ou Corpo de Bombeiros, pelo 193.