Riscos para os pets que estão acima do peso
27 de outubro de 2020
Por: Da Redacao
Tags: obesidade animal , pets , saúde , saudedeanimais
Seu pet é fofinho ou gordinho? Muitos tutores podem não acreditar, mas o excesso de peso em cães e gatos pode trazer muitos problemas para a saúde do animal.
Sabemos que algumas vezes é irresistível compartilhar algo que está comendo com o cão, que sabe bem fazer a cara de pedinte.
No entanto, é preciso ficar atento ao controle do peso dos cachorros e dos gatos para evitar doenças lá na frente.
A incidência da obesidade atinge de 22% a 44% dos pets no mundo, segundo estudos recentes. Segundo especialistas, a obesidade ocorre quando o excesso de peso corporal é maior que 15%, em comparação ao peso ideal.
Para saber se o seu cachorro ou gato está obeso, você pode buscar as informações sobre o peso ideal da raça. Caso tenha dúvidas sobre o peso adequado para o pet, procure um médico veterinário de confiança.
O importante é que você saiba que algumas doenças podem ser desenvolvidas devido ao excesso de peso. Por isso, O Boqnews destacou para você 5 riscos para o pet que está acima do peso!
Quais os riscos para o pet acima do peso?
Risco 1
Dificuldade respiratória: muitos pets passam a ter mais dificuldade para respirar devido ao excesso de peso e também ficam menos dispostos a praticar exercícios.
Risco 2
Doenças cardiovasculares e hipertensão: o acúmulo de gordura favorece a proliferação de células que produzem substâncias inflamatórias e que se alojam nos vasos sanguíneos.
Essas placas de gordura que se formam dificultam a passagem do sangue, causando problemas cardíacos.
Risco 3
Doenças endocrinológicas: o ganho de peso resulta em resistência insulínica e maior risco de desenvolver diabetes e outras enfermidades.
Risco 4
Problemas articulares: o excesso de peso causa um aumento na tensão sobre as articulações e, como consequência, desenvolvimento de doenças articulares.
Risco 5
Maior incidência de câncer: a gordura estimula a inflamação crônica do corpo e a liberação de radicais livres no organismo, além de diminuir a imunidade dos animais.
Risco 6
Dificuldade para regular a temperatura corporal: assim, os pets sofrem de estresse térmico e exaustão pelo calor, pois a gordura atua como um isolante.
Animais obesos vivem menos
Segundo especialistas, os cães e gatos obesos podem viver cerca de dois anos e meio a menos do que os que estão com peso ideal.
Entre os fatores que contribuem para o ganho de peso dos pets estão: alta oferta de alimentos, sedentarismo, castração, enfermidades (ex: Hipotiroidismo), condições genéticas e até ansiedade.
Algumas raças de cães têm maior tendência para o ganho de peso: Labrador, Beagle, Boxer, Cocker Spaniel, Basset Hound, Teckel, entre outros. Já para os bichanos, a maior parte está apta ao ganho de peso, principalmente os gatos mestiços.