Santos dobra capacidade de atendimento veterinário

23 de dezembro de 2019

Por:


Com aumento na procura por atendimento para os pets, Cidade recebeu mais uma unidade de saúde animal


Compartilhe:

Um marco para o atendimento médico veterinário em Santos-SP ocorreu na sexta-feira (20), no Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro).

A terceira unidade de saúde animal foi inaugurada com a expectativa de atender a mesma demanda mensal do equipamento do Jabaquara – de 800 a mil atendimentos e 500 castrações por mês.

A entrega do espaço, que funcionará a partir do dia 26, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com entrada pela Rua Amadeo Barbielini s/nº, contou com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais.

A nova unidade ampliará o trabalho da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Assim, oferecendo atendimento prioritário para animais da população de baixa renda desta região da Cidade e dos morros, que já estejam castrados, com exceção das emergências. Responsáveis por bichos não castrados devem agendar a cirurgia na própria unidade.

 

Codevida unidade cirúrgica

Foto: Isabela Carrari/PMS

Estrutura

Com capacidade para atender 12 novas consultas por dia, além de retornos e emergências, o espaço tem sala para fluidoterapia; dois consultórios; quatro banheiros (dois com acessibilidade); copa; área administrativa e recepção; além da unidade cirúrgica móvel em um trailer para cirurgias agendadas e emergências.

“Este é mais um passo na questão da proteção animal. É a terceira unidade e estamos ampliando as equipes e fazendo concurso. Só conseguimos apresentar resultados positivos com bons parceiros na causa, o que nos permite dizer que somos hoje referência no Brasil”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Com quase 110 m², o edifício térreo, que anteriormente servia de depósito para a Coordenadoria de Paisagismo, foi reformado com recursos de verba parlamentar do deputado estadual Caio França.

O trailer para unidade cirúrgica móvel foi com emenda do deputado federal Ricardo Izar.

“Com resultados importantes em quantidade de castrações e vacinações, Santos está na vanguarda do Estado e do Brasil no que diz respeito à proteção animal”, ressaltou o parlamentar França.

Maior procura por atendimento

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, destacou que cada vez mais a população tem procurado os serviços da Codevida.

“Isso exige do equipamento um atendimento de qualidade e o santista é naturalmente exigente. A equipe tem feito grande esforço para que os animais sejam bem atendidos. Hoje, são cerca de 500 castrações mensais”.

Para receber atendimento na nova unidade, os responsáveis por pets devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência recente em Santos.

As outras duas unidades estão localizadas no Jabaquara (Av. Francisco Manoel s/nº) e em Caruara (Rua Andrade Soares s/nº – Portinho).

Dos três castramóveis, dois continuarão circulando pelo Município em pontos pré-determinados, de segunda a sexta, e um centralizará as ações na Zona Noroeste.

A dona de casa Maria Assunção Santos, 55 anos, moradora do Castelo, prestigiou a inauguração e destacou a facilidade do acesso ao novo equipamento.

“Com a nova unidade mais perto de casa será maravilhoso, pois muitas vezes temos que pagar taxidogs, que são caros”, disse ela, que tem nove gatos e sete cães.