Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal destina sagui e casal de coleirinhas para Instituto em São Sebastião

8 de maio de 2020

Por:


Animais foram resgatados no final de abril pela Guarda Ambiental do Município


Compartilhe:

Um jovem sagui-de-tufo-branco, resgatado em 29 de abril pela equipe da Guarda Ambiental de São Vicente, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), foi destinado ao Instituto Animalia, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Resgatado em uma residência da Avenida Monteiro Lobato, Vila Valença, o sagui permaneceu sob os cuidados da Guarda até 2 de maio, quando foi encaminhado ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestre (CEPTAS), em Cubatão, para tratar um pequeno ferimento na pata inferior direita.

O mamífero ficará provisoriamente no litoral norte do Estado, e o seu destino final será a região Nordeste do Brasil.

Já um casal de coleirinhas apreendido em 30 de abril, em área de mata, foi encontrado em uma armadilha presa à gaiola. Esse tipo de procedimento é considerado caça, pois foi utilizado um pássaro para atrair outro da mesma espécie, caracterizando-se crime ambiental, conforme artigo 29 da Lei 9.605.

Dessa forma, as aves permanecem em reabilitação no Animalia até a possibilidade de soltura.

Em caso de resgate e/ou denúncias, o munícipe deve entrar em contato com a Semam pelo telefone/WhatsApp (13) 99615-4295, ou com a GCM (telefone 153) e Ouvidoria da Prefeitura (162).