Viajar com animais requer cuidados especiais

8 de dezembro de 2021

Por:


Médica veterinária fala sobre medidas de segurança com os pets em viagens longas no final do ano


Compartilhe:
O recesso de final de ano se aproxima e, com esse período, as viagens para recompensar o trabalho e sair da rotina. Para quem tem cães e gatos e não abre mão de passar momentos especiais com seus bichinhos, é importante tomar atenção a detalhes para garantir que a trajeto seja seguro para os animais e despreocupante para os tutores.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, professora Janaína Duarte, alerta para os principais pontos para planejar um passeio. “Antes de tudo, deve-se verificar se as vacinações estão em dia e se o seu pet precisa de algum medicamento específico ou vacina requerida pelo local de destino”, alerta a profissional, que também ressalta a importância da atualização de documentos.

Tutores devem ter em mãos o atestado sanitário do seu bicho de estimação, certificante de que o animal está em boas condições de saúde e atende às medidas definidas pelos órgãos públicos, além da carteira de vacinação. A documentação é imprescindível até mesmo para trajetos feitos em veículo próprio. Em caso de viagem internacional, o comprovante de chipagem também é necessário.

“Uma dica importante é colocar informações de identificação na coleira, como nome e telefone dos donos. Essa medida vale para o dia a dia, mas torna-se indispensável em locomoção para destinos distantes”, lembra a docente.

Caixa de transporte 

Além de ser uma exigência em companhias rodoviárias e aéreas, uma viagem de carro se torna mais segura quando o pet está acomodado em uma caixa de transporte confortável. O Código de Trânsito Brasileiro não permite que animais fiquem entre as pernas do passageiro ou nos bancos de veículos, assim como em caçambas de pick-ups e caminhonetes.

“Podemos fazer com que um cachorro se familiarize com a caixa algumas semanas antes do passeio, por exemplo”, indica a professora. “Basta colocar brinquedos e acostumá-lo a esse ambiente, assim o percurso será mais tranquilo”, afirma Janaína. A mesma técnica se aplica a felinos e outros pets não convencionais, como coelhos, por exemplo.

A docente indica, também, que o trajeto deve conter paradas planejadas, para que os seus bichinhos possam fazer suas necessidades (urinar e defecar) e tomar água. Segundo a médica veterinária, o ideal é que os animais parem de se alimentar 3 horas antes da partida. “Assim, são menores os riscos do seu cão ou gato ficarem enjoados e você chega a seu destino sem grandes problemas”, completa.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.